quinta-feira, 3 de março de 2011

Preto e Branco



"Escrevo peças porque escrever diálogos é a única maneira de você se contradizer."
Tom Stoppard

Um palco vazio.Entram dois homens,um vestido de preto e outro vestido de branco. Eles representam os dois lados do autor. Isso a platéia já sabe porque está escrito no programa,pelo autor,ou por um dos lados do autor,já que o outro era contra! O outro lado do autor queria que o espectador deduzisse no transcorrer do diálogo que os dois atores representam a mesma pessoa,porque,na sua opinião,dar muitas explicações para a platéia subverte a relação de cumplicidade misturada com hostilidade que deve existir entre o palco e o público,e nada destrói este clima mais depressa do que o público descobrir que está entendendo tudo. Os dois lados do autor discutiram muito sobre isso e prevaleceu o lado que queria ser perfeitamente claro,mesmo com o perigo de frustrar o público. Palco vazio. Dois homens,representando os dois lados do autor. Um todo de preto,outro,todo de branco.
Homem de Branco- Preto.
Homem de Preto- Branco.
Branco- Por que não cinza?
Preto- Vem você com essa sua absurda mania de conciliação. Essa volúpia pelo entendimento. Essa tara pelo meio-termo!
Branco- Se não fosse isso,nós não estaríamos aqui. Foi minha moderação que nos manteve longe de brigas. Foi minha ponderação que nos preservou. Se eu fosse atrás de você...
Preto- Nós teríamos vivido! Pouco mais com brilho intenso. Teríamos dito tudo que nos viesse à cabeça. Distinguido o pão do queijo com audácia. Posto pingos em todos os "is". Dado nome completo a todos os bois!
Branco- Em vez disso,fomos civilizados. Isto é,contidos e cordatos.
PretoE temos os tiques nervosos para provar.
Branco- Você preferiria ter dito a piada que magoaria o amigo? E verdade que destruiria o amor? O insulto que nos levaria ao Pronto-Socorro,setor de traumatismo?
Preto- Preferiria. Para poder dizer que não me calei. Para poder dizer " Eu disse!"
Branco- Ainda bem que não é você que manda em nós.
Preto- Não,é você. Sempre fazemos o que você determina. Ou não fazemos. Não dizemos. Não vivemos! Estou dentro de você,fazendo,dizendo e vivendo só em pensamento. Se ao menos eu pudesse sair aos sábados...
Branco- Pra que,para nos matar? Pior,para nos envergonhar?
Preto- Melhor se envergonhar pelo dito e o feito do que pelo não dito e o adiado. Você sabe que cada soco que um homem não dá encurta a sua vida em 17 dias? E cada vez que um homem pensa em sair dançando um bolero e se controla,seu fígado aumenta? E cada...
Branco- Bobagem. Ainda bem que eu sou o verdadeiro nós.
Preto-Não,eu sou o verdadeiro você.
Branco- Você só é nós em pensamento. Você é minha abstração.
Preto- Sou tudo o que em nós é autêntico e não reprimido. Ou seja: você é a minha falsificação.
Branco- Você não é uma pessoa,é uma impulsão.
Preto- Você não é uma pessoa,é uma interrupção.
Branco- Mas quem aparece sou eu.
Preto- Então o que eu estou fazendo nesse palco,e ainda por cima de malha justa?
Branco- Você só está aqui como uma velha tradição teatral,o interlocutor. Um artifício cênico,para o autor não falar sozinho. "Escrever diálogos é a única maneira respeitável de você se contradizer." Tom Stoppard.
Preto- Quer dizer que eu só entrei em cena para dizer...
Branco- Branco. E eu...
Preto- Preto. Por quê?
Branco- Para mostrar a platéia que todo homem é a soma,ou a mescla,das suas contradições. Que no final o destino comum de todos,cremados ou não cremados,não é ser branco ou preto,é ser cinza.
Preto- Mostrar a quem?
Branco- À pla... Onde está a platéia?!
Preto- Foram todos embora.
Branco- Será porque não entenderam o diálogo?
Preto- Acho que foi porque entenderam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário