quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O que é Estilo?



Esses dias me perguntaram o que é estilo. Como nem sempre possuo uma resposta na ponta da língua, pedi um tempo para formar minha opinião, e posteriormente, dar uma resposta.

Bem, segundo o meu ver:

Estilo é o que faz de você único. É o seu modo de dizer ao mundo “Sou Singular”.
Por isso mesmo, o estilo é mais do que uma maneira de se vestir: é um modo de ser, de viver e de agir. São suas escolhas particulares, suas preferências, desejos, humores e até mesmo suas fantasias. Estilo são os modos, não as modas e os modismos.
 A moda é uma proposta da indústria. O estilo é uma escolha pessoal.
Embora possa parecer estranho, na verdade o estilo não tem muito a ver com a moda. Ela passa, o estilo permanece.
Como disse uma vez o estilista italiano Giorgio Armani – “O estilo está acima da moda. Usa suas ideias e sugestões sem aceita-las todas. Um homem ou uma mulher de estilo jamais modificam radicalmente seu jeito de se vestir em função da moda”.
Diante de tantas e tão variadas ofertas da moda, o estilo entra e se impõe. Faz suas escolhas, elege alguns itens, dispensa outros. Seleciona, separa, organiza, até ficar com o que combina com os seus traços – resgata apenas aquilo que se parece com ele.
Mas ter estilo não se resume no ato de escolha. Tem de ser uma escolha proposital, informada, precisa. Senão, qualquer um teria estilo. Afinal, todos escolhem, de uma forma ou de outra, como vão se vestir, como vão se apresentar, sua maneira de viver...
Ora, mas é justamente neste ‘de uma forma ou de outra’ que está a diferença!
Mais do que o ato de escolher, quem tem estilo faz um depoimento de si mesmo, com nitidez.

“Como as Mulheres são lindas!
Inútil pensar que é do vestido...”
Manuel Bandeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário